Saiba tudo sobre a abelha Jataí – uma abelha sem ferrãoApiários Lambertucci

1409-2018

Saiba tudo sobre a abelha Jataí – uma abelha sem ferrão

saiba-tudo-sobre-a-abelha-jatai

Abelha Jataí? Como assim?

Você certamente sabe que abelhas possuem ferrões assustadores – e eles podem causar muita dor quando entram em contato com a pele. Quem já experimentou uma ferroada de abelhas, geralmente não quer mais experimentar. Mas é claro, há aqueles que gostam.

Se você nunca experimentou, bom, aconselhamos a ficar longe das nossas amiguinhas. Elas só ferroam quando se sentem ameaçadas.

Porém, existe uma espécie de abelha que não possui ferrão e tem se popularizado bastante nos últimos dias e que nós precisamos falar dela. É a abelha Jataí.

Criação

A criação desse tipo de abelhas tem se firmado principalmente como uma boa opção aos meliponicultores. E engana-se quem pensa que não há vantagens nessa espécie de abelhas: elas possuem algumas, quando comparamos com as abelhas africanizadas ou europeias.

Ela é uma abelha bastante rústica e tem grande capacidade para fazer ninhos e sobreviver em diferentes ambientes. Inclusive em zonas urbanas. Legal, né?

Ela utiliza os locais mais variados para nidificação e isso promoveu grande adaptação ao urbano.

Mas onde podemos encontrar ela, Lambertucci?

Aqui no Brasil! Isso mesmo. A abelha Jataí é nativa do Brasil e tem ampla distribuição geográfica. Ela é encontrada do Rio Grande do Sul até o México. Incrível, não é mesmo/?

Principais características

Ela possui coloração amarelo-ouro e tem corbículas pretas. E o mais interessante que todos estavam esperando ler até aqui: ELA NÃO POSSUI FERRÃO! É muito mansa e no máximo dá apenas alguns pequenos beliscões. Isso permite que ela seja criada perto de casas, sem que pessoas e animais corram o risco de sofrerem ataques – como uma ferroada dolorosa.

O curioso é o ninho que a abelha Jataí constrói: ele possui formato de disco. A cera e resina separam o ninho como se fosse uma proteção – tanto na parte superior quanto na parte inferior do núcleo. Essa mistura se dá o nome de batume.

Mel, doce como sempre é!

Agora o mais doce e delicioso dessa abelha, vamos falar do mel! O mel da abelha Jataí é saboroso e suave e possui também incríveis propriedades medicinais, como todo o mel Lambertucci.

Gostaram da curiosidade? Vamos recaptular:

Se você avistar uma abelha de coloração amarelo-ouro com corbículas pretas, não se assuste: muito provavelmente é uma abelha Jataí e não te fará mal algum!

Compartilhe essa curiosidade com seus amigos!