O Ciclo das Abelhas em Cada Estação | Apiários LambertucciApiários Lambertucci

1502-2017

O Ciclo das Abelhas em Cada Estação

o-ciclo-das-abelhas-em-cada-estacaoHoje vamos falar um pouco mais sobre o universo fascinante das Abelhas e a função que elas desempenham em cada estação. :D

Primavera – Crescimento da Família Quando as flores começam a florir nos campos, as abelhas operárias iniciam intensamente a coleta do néctar e do pólen. As operárias entram e saem do ninho em busca de alimentos, carregando em volume maior que seu peso corporal, visitando mais de 500 flores durante o dia. Se o tempo for favorável, as operárias trabalham continuamente em busca de alimentos. Por outro lado, a rainha continua depositando ovos das futuras operárias para aumentar a família.

Início do Verão – a Rainha deixa o ninho Quando começa a floração das acácias, época em que o ninho fica bastante agitado com o crescimentos das abelhas operárias que nasceram durante a primavera, a rainha começa a postura dos ovos dos zangões e, em seguida, os ovos das futuras rainhas. Assim que cumprir a missão de deixar as herdeiras, a velha rainha deixa o ninho, levando consigo a metade das operárias. Posteriormente, a rainha que empossou no trono sai para acasalar, depois volta ao ninho e entra em postura, tarefa importante e eterna da rainha.

Outono – Quando os zangões são expulsos do ninho Época em que primeiros ventos frios sopram e começa a diminuir a floração fornecedora de néctar. Com a chuva prolongada, as operárias não conseguem sair do ninho. Mesmo assim, elas conseguem coletar néctar, pólen e resinas que transformam em própolis e são armazenados no ninho, preparando-os para o inverno onde os alimentos ficam escassos, as abelhas operárias começam expulsar os machos, o que faz a rainha diminuir a produção de ovos.

Inverno – A hibernação Quando chega o inverno, as abelhas ficam recolhidas no ninho, mas isso não quer dizer que estão hibernando. Elas se juntam ao redor da rainha, formando uma bola. Neste momento, as operárias batem suas asas, produzindo calor para aquecer o corpo. Por isso, mesmo no inverno, a temperatura do interior do ninho se mantém em 33º C. No inverno, os alimentos que foram armazenados durante o ano são consumidos na manutenção da família.

Início da Primavera – Início da movimentação no ninho Ainda com clima frio, nos dias quentes, as operárias saem do ninho em busca do alimento nas flores da ameixeira. Estas abelhas operárias nasceram e passaram todo o período de inverno dentro do ninho e, pela primeira vez, estão podendo fazer vôo de experiência fora do ninho. Quando as operárias começam a trazer alimentos, o ninho começa a ficar agitado e a temperatura interna aumenta. Assim, a rainha inicia a postura de ovos, sinal que indica a chegada da primavera, época quente, quando as abelhas começam a revoada em busca de alimentos.