Cicatrizante Natural – Como Mel Pode Ajudar no Tratamento de Feridas?Apiários Lambertucci

2908-2018

Cicatrizante Natural – Como Mel Pode Ajudar no Tratamento de Feridas?

Já pensou que poderia curar feridas com um cicatrizante natural? Essa ideia talvez pareça meia estranha afinal, qualquer lesão na pele precisa de um cuidado especial pois fica exposta a bactérias e infecções. Mas, acredite, esse produto age exatamente nessas questões, estamos falando do nosso querido mel de abelha.

mel-cicatrizante-natural

Já falamos aqui no blog como o mel pode ser usado de diversas maneiras e possui benefícios incríveis para a nossa saúde, e hoje vamos abordar como esse rico alimento pode servir como um antibiótico natural para feridas e lesões da pele e como utilizá-lo da forma correta. Vamos lá?

Mel de Abelha – Um Poderoso Cicatrizante Natural

 

Muitas pesquisas já foram realizadas sobre as propriedades cicatrizantes do mel, e todas elas retornam um resultado positivo sobre o assunto.

Os estudos apontam que o mel, mesmo sendo apenas um alimento pode ser mais eficiente que alguns medicamentos e o melhor, não possui efeitos colaterais.

E você pode ficar surpreso, mas isso não é uma novidade, cientistas de Sydney constataram que a milhares de anos o mel é conhecido por suas propriedades curativas em muitas civilizações. Um bom exemplo disso são os frascos com a substância encontrados na tumba de faraós.

Outro fator interessante sobre esse tema, é que na II Guerra Mundial por conta de suas propriedades bactericidas, o mel foi utilizado como um cicatrizante natural no tratamento de feridas.

No caso de queimaduras o mel pode reduzir cicatrizes em questão de minutos dependendo do grau da lesão.

Mas porque tudo isso é possível?

Basicamente tudo fica por conta das suas propriedades antissépticas e antibióticas, que impedem que as feridas e lesões se infectem.

Isso acontece por conta da glicose oxidase uma substância que contém no mel que ajuda na cura e impede que os tecidos se danifiquem depois de uma lesão.

Além de suas propriedades cicatrizantes, o mel traz vitaminas e nutrientes para a pele que foi danificada, dessa forma a recuperação é potencializada deixando marcas menos visíveis.

 

Como Usar o Mel Para Cicatrizar?

Embora o mel seja um cicatrizante natural alguns cuidados devem ser tomados ao utiliza-lo no tratamento de ferimentos, queimaduras ou qualquer tipo de lesão de pele.

Não se deve aplicar em feridas ou queimaduras profundas ou lesões com pontos. Caso seja aplicado em uma área muito infectada é necessário acompanhar este tratamento com algum antibiótico mais potente para evitar que a infecção avance.

Aplicação do Mel Cicatrizante:

Para usar o mel como cicatrizante natural de forma eficaz siga os seguintes passos:

  • Limpe bem a ferida com sabão de pH neutro e água;
  • Seque a zona gentilmente retirando toda a umidade;
  • Aplique o mel diretamente na ferida com auxilio de uma seringa sem agulha;
  • Deixe uma parte sem mel para que a ferida respire corretamente;
  • Por fim, coloque um curativo hidropolímetro, que contém uma camada de espuma que ajudará a absorver o líquido que a ferida expulsar.

O ideal é que o tratamento com mel seja aplicado um vez por dia até que a ferida fique saudável.

Lembre-se sempre de que o mel não é um remédio e sim um alimento com propriedades cicatrizantes. Sendo assim, se a ferida for profunda ou grave o ideal é buscar ajuda médica.

Vimos nesse artigo como o mel realmente pode ser um cicatrizante natural  agindo de forma eficaz no tratamento de feridas, queimadores e lesões. Mas, para obter resultado é importante não só saber como aplicar, como também usar um produto de qualidade.

O Mel Lambertucci por exemplo, é 100% natural com todas as suas propriedades preservadas. Saiba mais aqui no nosso site.