Descubra a diferença entre a abelha e a vespaApiários Lambertucci

1901-2018

Descubra a diferença entre a abelha e a vespa

Diferenca-entre-abelha-e-vespa

Mas afinal, o que é isso que passou voando? Era uma abelha ou uma vespa? Dezenas, centenas, milhares já devem ter cruzado seu caminho e você nem se deu conta de quem se tratava. (E às vezes não vale a pena perguntar, vai que elas se irritem, né?)

Não se preocupe: é muito comum ocorrer essa confusão, afinal, elas são muito parecidas. Até parecem irmãs. E embora uma se assemelhe a outra, um exame de DNA certamente teria como resultado negativo.

Aliás, você sabia que embora esses insetos se pareçam muito uns com os outros, eles são de famílias totalmente diferentes? Pois é, as abelhas pertencem à família Apidae (cerca de 20 mil espécies diferentes), enquanto as Vespas, Vespidae (de 5 a 10 mil espécies diferentes). Curioso, né?

“Tá bom Lambertucci, legal. Mas como eu faço para diferenciar uma da outra?” Chega de papo furado e descubra a diferença entre a abelha e a vespa:

- As vespas são mais agressivas. Isso mesmo, elas invadem lugares públicos atrás de comida. Já as abelhas são mais amorosas e delicadas: elas gostam de flores.

- Detalhe na asa: as asas das vespas ficam apontadas para cima, enquanto as das abelhas na horizontal.

- Pelagem: as abelhas possuem corpos robustos e peludos. Enquanto as vespas possuem cintura mais fina e um corpo mais brilhante.

Legal né? Seguindo essas dicas temos certeza que você não irá mais confundir se aquilo que passou voando é uma abelha ou uma vespa.

Mas atenção: ambas injetam seus venenos através de ferrões, com uma diferença: é que o ferrão da abelha gruda na pele – por isso ele se solta do corpo da abelha e elas acabam morrendo como tratado em um post aqui no Blog da Lambertucci. Enquanto as vespas conseguem injetar o veneno na pele da pessoa, retirar o ferrão e ir embora. Por isso é importante tomar cuidado e não provocar nenhum dos insetos.