Descubra 7 Benefícios do Mel Para a Sua SaúdeApiários Lambertucci

904-2018

Descubra 7 Benefícios do Mel Para a Sua Saúde

7-beneficios-do-mel-para-a-saude

São muitos os benefícios do mel  para a nossa saúde, nesse artigo você irá descobrir 7 maneiras de como esse alimento pode proteger tanto você como a sua família. Garanto que ao terminar de ler, você estará convencido de incluir esse poderoso alimento em sua rotina diária e garantir uma vida mais saudável.

Benefícios do Mel – Conheça Suas Propriedades

O mel possui muitas vitaminas e nutrientes que são essenciais para uma boa saúde, veja a seguir a lista de componentes, por cada porção de 21g, que equivale a mais ou menos uma colher de sopa.

Gorduras – 0g;

Calorias – 64 kcal;

Carboidratos – 17,3g;

Proteínas – 0,1g;

Vitaminas: C e as do complexo B, niacina, riboflavina, ácido fólico, ácido pantatênico e B6;

Minerais: Ferro, Potássio, Magnésio, Zinco, Cálcio, Selênio e Manganês.

As vitaminas do complexo B, por exemplo, possui um papel muito importante no organismo. Suas principais funções são:

Manter no corpo a energia retirada dos alimentos que comemos;

Regularizar o apetite;

Melhorar a visão;

Melhorar a pele, sistema nervoso, e a formação das células do sangue.

Já a vitamina C, ajuda no fortalecimento dos tendões, ossos e outros tecidos.

1 – Alívio da Tosse

Quem nunca ouviu que deveria tomar 1 colher de mel ao dizer que estava com gripe ou resfriado? Esse é um costume muito comum e antigo.

Essa crença não é simplesmente um mito, um dos benefícios do mel é o alívio da tosse, por conta da ação anti-inflamatória.

Estudos infantis já constataram que crianças de 1 a 5 anos de idade, quando resfriadas, ao receberem duas colheres de mel antes de ir para a cama, sofrem menos com crises de tosse.

A OMS – Organização Mundial da Saúde lista o mel como um alimento demulcente, o que isso quer dizer? Que ele alivia a irritação da boca e garganta por conta da formação de uma película protetora.

Algumas pesquisas chegam a afirmar que ele tem o mesmo poder eficaz do dextrometorfano, que é um principio ativo de muitos medicamentos voltados para a tosse.

2 – Combate Alergias

Por ter ação anti-inflamatória um dos benefícios do mel é diminuir os sintomas de alergias. Ele age como um remédio natural nesses casos.

Mas, talvez você esteja se perguntando, “Como isso é possível?” Vamos te explicar agora.

O mel possui uma pequena quantidade de pólen, que por sua vez produz anticorpos no sistema imunológico.

O que acontece é que conforme o tempo vai passando, o nosso corpo se acostuma cada vez mais ao pólen, e então, uma quantidade menor de histamina é liberada, que é um neurotransmissor produzido como resposta a algum tipo de inflamação. Toda essa ação resulta na diminuição dos sintomas de alergias.

3 – Poderoso Antioxidante

O excesso de radicais livres provocado por má alimentação, estresse, exposição ao sol e atividades físicas intensas podem envelhecer a pele,  causar dificuldade na recuperação pós-treino e doenças.

Está entre os benefícios do mel a ação antioxidante, que age minimizando todos os impactos negativos que os radicais livres causam as células.

Dependendo do tipo de mel, ele pode ser ainda mais rico em antioxidantes, chegando a concorrer com o espinafre e o alho.

Uma boa dica para usufruir desse benefício em especial, é que ele esteja em temperatura ambiente, porque o cozimento pode destruir algumas vitaminas.

 4 – Antibactericida 

Outro dos muitos benefícios do mel, é o efeito antibactericida. Desde muito tempo, civilizações antigas, como os egípcios, já usavam essa substância para curar, por conta do seu poder antimicrobiano.

Pesquisas feitas na Universidade de Sidney localizada na Austrália constataram que o mel diluído produz peróxido de hidrogênio, que nada mais é que um agente antibactericida.

Outras pesquisas realizadas também confirmam a ação do mel em relação as bactérias, algumas até chegaram afirmar que sua ação é mais potente do que os antibióticos químicos.

Por ter esse efeito, pode ser usado no tratamento de feridas e queimaduras. Ele atua na esterilização do ferimento acelerando a recuperação de todo o tecido.

5 – Fonte de Energia

O mel também atua como fonte de energia, devido aos seus carboidratos em forma de frutose e glucose. Esses são responsáveis por dar mais resistência e reduzir a fadiga.

Por conta desses benefícios do mel, muitos atletas recorrem a ele como uma fonte natural, rápida e saudável de energia.

O pós-treino também é uma boa hora para o consumo pois o corpo se encontra em estado anabólico, o que isso quer dizer? Nesse momento ele está mais receptivo a entrada dos nutrientes. Alguns optam por adicionar o mel ao whey ou outra proteína de rápida absorção.

Outra dica é incluir no pré-treino com banana e aveia. Vai te dar muita energia durante o treino!

6 – Memória 

Os oxidantes também atuam na prevenção do dano celular no cérebro, por essa razão, outro dentre os muitos beneficios do mel é melhorar a memória.

Para ter uma ideia a revista Menopause publicou um estudo em 2011, afirmando que mulheres na pós-menopausa consumiram diariamente uma colher de mel, e assim melhoraram a sua memória.

O estudo foi  realizado da seguinte forma, durante 4 meses, elas consumiram cerca de 20g todos os dias, e obtiveram resultados reais em um curto prazo, superior as que tomaram apenas hormônios.

Outro fator muito interessante é que para o nosso cérebro “funcionar”, ou seja, processar pensamentos e tomar decisões, ele precisa de cálcio. E adivinhem? O mel ajuda o corpo com isso também, a absorver cálcio e mineral.

7 – Melhora dos níveis de açúcar no sangue e colesterol.

Já foi comprovado em muitas pesquisas que o mel melhora os níveis de açúcar e insulina no sangue.

Pessoas que possuem intolerância a glucose, em especial aquelas com diabetes tipo 1, apresentaram uma significativa melhora ao optarem por consumirem o mel ao invés de sacarose.

Já foi comprovado em estudos científicos que o mel é o melhor adoçante, sendo o mais saudável. Inclusive, outro beneficio dele é ajudar a diminuir o colesterol.

Uma pesquisa mostrou que as pessoas que consumiram mel puro e orgânico diminuíram o LDL, colesterol ruim em até 11%.

Viu como você tem motivos de sobra para incluir esse delicioso e rico alimento em nossa rotina diária? Usufruir dos muitos benefícios do mel é viver de maneira mais saudável.

Lembrando que a Lambertucci trabalha com produto de qualidade e 100% natural, para garantir a satisfação e saúde de toda a sua família. E não deixe de continuar nos acompanhando no blog e nas redes sociais!

O Mel Lambertucci pode ser encontrado nas melhores lojas e supermercados do Brasil.