3 Dicas Incríveis de como Ajudar na Conservação das Abelhas | Apiários LambertucciApiários Lambertucci

1212-2016

3 Dicas Incríveis de como Ajudar na Conservação das Abelhas

3-dicas-incriveis-de-como-ajudar-na-conservacao-das-abelhas

Qualquer pessoa pode colaborar com a conservação das diferentes espécies de abelhas. A maneira mais fácil e direta é cultivar plantas em casa ou em locais públicos que possam ser utilizados, mas você também pode ajudar de outras maneiras. Listamos então 3 dicas incríveis de como ajudar na conservação das Abelhas.

- Cultive Plantas e priorize as plantas nativas
Independente da área disponível, o importante é priorizar espécies que sejam atrativas para as abelhas e outros polinizadores. Para isso, priorize as espécies nativas de sua região, que estão completamente adaptadas às condições e exigirão menos atenção ao seu desenvolvimento.

Como as abelhas nativas possuem capacidade para diferenciar plantas que podem oferecer néctar e pólen, escolha plantas com flores coloridas e variadas. As flores com as seguintes tonalidades apresentam maior poder de atração: azul, púrpura, violeta, branca e amarela.

-Tenha uma colmeias caseira
Manter uma colônia de abelhas sem ferrão em seu jardim é uma atividade especialmente prazerosa para os amantes da natureza. As abelhas são dóceis e não causam problemas com vizinhos ou com outros animais domésticos. Seu manejo também não costuma ser muito mais trabalhoso em relação aos cuidados com outros animais de estimação. Para saber mais, consulte o Manual Tecnológico de Abelhas Sem Ferrão, de Jerônimo Villas-Bôas.

- Aumente a flora apícola em monoculturas (Dica especial para os Agricultores)
Os agricultores, especialmente os que cultivam monoculturas, precisam atentar para a preservação da biodiversidade em suas propriedades. De maneira geral, as matas nativas que contornam as plantações devem ser mantidas, conforme determina a legislação vigente. Uma medida adicional para garantir a visitação de abelhas seria a plantação de corredores de flora apícola nas extremidades das culturas.

Vamos todos ajudar. As Abelhas são muito importantes para a nossa sobrevivência, descubra como a extinção das abelhas pode afetar a nossa vida - https://goo.gl/yhukow