Abelhas sem ferrão existem?Apiários Lambertucci

1401-2019

Abelhas sem ferrão existem?

abelhas-sem-ferrao-existem

Se você pensa que toda abelha tem ferrão, produz mel e vive em colmeia, está completamente errado. Existem cerca de 20 mil espécies conhecidas e dentre elas 500 tipos não tem ferrão. Essas abelhas sem ferrão podem ser encontradas na América Latina, África, Madagascar, Índia e Austrália. Na realidade, elas até têm um pequeno ferrão, mas sem nenhuma função.

Esses tipos de abelhas são pertencentes à tribo Meliponini, por isso seus criadores são chamados de meliponicultor. No Brasil, uma das mais conhecidas é a abelha jataí, entre outras. A maioria produz mel, mas nem todos são doces e gostosos; alguns são azedos e amargos.

Outra questão é: Como essas abelhas que não possui ferrão se defendem?

Algumas desenvolvem técnicas para se proteger e outras usam suas poderosas mandíbulas para morder e arrancar pedaços de insetos impedindo que entrem no ninho.

É muito importante entender sempre mais sobre as abelhas, suas espécies e comportamento e assim contribuir com a vida das abelhas que estão dia após dia sumindo, e toda essa “pré-extinção” pode trazer sérios problemas para a humanidade.

Continue sempre cuidando do meio ambiente e consequentemente estaremos cuidando do mundo.