Apiários Lambertucci | Naturalmente o Melhor!Apiários Lambertucci | Naturalmente o Melhor!

1010-2017

mel-com-canela-para-a-pele

Que o Mel é poderoso demais para a pele, nós sabemos. Mas você conhece essa mistura incrível de mel com canela? Então fica de olho nessa máscara para a pele.

Essa máscara leva apenas mel e canela e sua aplicação é muito simples, sem nenhum passo mais complicado.

O mel é um ingrediente famoso para o tratamento da pele, pois ele contém substâncias cicatrizantes e bactericidas, que ajudam a tratar as lesões e a impedir a proliferação das bactérias. De quebra, ele ainda regula a produção de óleo e deixa a pele mais hidratada.

Além disso, por conter substâncias antioxidantes, o mel ajuda a prevenir e a suavizar as manchas no rosto, combatendo também o envelhecimento causado pelos radicais livres. Assim, esse ingrediente contribui para retardar o aparecimento das linhas de expressão e da flacidez.

A canela, por sua vez, é um excelente ingrediente para aumentar o poder de combate às espinhas, pois ela tem propriedades antimicrobianas. Além disso, ela também atua como um agente esfoliante, que ajuda a remover as células mortas durante a aplicação da máscara.

Assim como o mel, a canela também contém substâncias antioxidantes, que neutralizam os efeitos dos radicais livres. Uma dessas substâncias é o manganês, fundamental para o bom funcionamento de algumas enzimas envolvidas nesse processo.

Vamos lá, abaixo o passo a passo de como preparar essa receita para a pele:

1. Misture 1 colher de sopa de canela em pó e 3 colheres de sopa de mel em um recipiente.
2. Após lavar o rosto com seu sabonete de preferência, aplique a máscara na pele com a ajuda de um pincel.
3. Depois de aplicar, aguarde de 15 a 20 minutos e enxágue com água.

Prontinho! Sua pele estará hidratada e incrivelmente brilhante! :D

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/mascara-mel-canela-espinhas/

Continue Lendo Categoria: Receitas e Dicas

2809-2017

propolis-faz-bem-para-a-saude

Pesquisas já comprovaram que a Própolis produzida pelas abelhas ajuda o sistema imunológico humano e pode ir muito além disso.

A Própolis é um antsséptico incrível: fesde do Egito antigo, a Própolis é utilizada como antisséptico, no tratamento de feridas e inclusive na conservação dos corpos.
O famoso ritual de mumificação, aliás, guarda semelhanças com o que é praticado ainda hoje pelos enxames. “Se não é possível remover uma abelha morta de dentro da colmeia, as outras a embalsamam para preservar a saúde de todas”, revela o biólogo e imunologista José Maurício Sforcin, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, no interior de São Paulo.

A Própolis combate bactérias: se você já usou própolis alguma vez na vida (seja via spray, seja por gotinhas diluídas em água), é bem provável que tenha sido para aliviar alguma dor ou infecção na garganta. E tem fundamento. Estudos clássicos da década de 1990 mostraram que a substância combate bactérias responsáveis por doenças nas vias respiratórias. Até as bactérias do estômago saem perdendo.

Ótima contra a cárie: o poder antimicrobiano dessa resina brilha também contra a cárie dental. Em alguns trabalhos, ela inclusive superou estratégias convencionais para coibir a reincidência da bactéria. “A própolis controla o micro-organismo inibindo os chamados fatores de virulência, isto é, os polissacarídeos, que colam a placa bacteriana, e os ácidos, que desmineralizam o dente”, explica o farmacêutico Pedro Luiz Rosalen, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Excelente para a pele: em estudo realizado com pessoas internadas na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, no interior paulista, um gel à base da resina se mostrou bastante proveitoso para a recuperação da pele.

Ação antioxidante: os compostos fenólicos presentes na resina, em especial os flavonoides, merecem destaque no papel de prevenção e combate a inflamações e infecções. Isso porque anulam radicais livres, moléculas que, em excesso, fragilizam o organismo.

Incrível né?!

Continue Lendo Categoria: Você Sabia?

2209-2017


Casa Aberta Colégio Puríssimo

No dia 16/09/17 o Colégio Puríssimo de Rio Claro realizou uma casa aberta para visitação dos espaços educacionais e exposição de trabalhos e experimentos. Dentre os diversos temas salientou a importância das abelhas para o meio ambiente.

Parabéns a Professora Renata Carita e a todos os demais envolvidos nesta ação. Foi simplesmente incrível!

casa-aberta-colegio-purissimo-apiarios-lambertucci-6
casa-aberta-colegio-purissimo-apiarios-lambertucci-5 casa-aberta-colegio-purissimo-apiarios-lambertucci-4 casa-aberta-colegio-purissimo-apiarios-lambertucci-3 casa-aberta-colegio-purissimo-apiarios-lambertucci-2 casa-aberta-colegio-purissimo-apiarios-lambertucci-1 casa-aberta-colegio-purissimo-apiarios-lambertucci

Continue Lendo Categoria: Feiras e Eventos

1809-2017

extincao-das-abelhas

Algumas espécies de abelhas entraram em 2016 para a lista de espécies em extinção. Mas o que tem causado a extinção das abelhas?

As populações de abelhas têm sofrido particularmente na Europa e América do Norte, por um fenômeno conhecido como “desordem de colapso das colônias”, em que abelhas operárias desaparecem abruptamente das colmeias.

Além disso, há outras razões que explicam a redução da diversidade de abelhas, como perda de habitat natural, mudanças climáticas e más práticas agrícolas.

“Aqui (na Colômbia) usamos muito pesticida por receio de perder a colheita. Mas os agrotóxicos não distinguem se os insetos são nocivos ou não”, explica Rodulfo Ospina-Torres, pesquisador do laboratório de abelhas silvestres da Universidade Nacional de Bogotá.

Especialmente na América Latina, onde o setor de apicultura é menos desenvolvido do que nos Estados Unidos ou na Europa, as abelhas selvagens desempenham um papel crucial para assegurar boas colheitas.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2017/06/1891807-a-catastrofe-do-desaparecimento-das-abelhas-e-o-que-voce-pode-fazer.shtml

Continue Lendo Categoria: Você Sabia?

709-2017

por-que-as-abelhas-produzem-a-propolisA Própolis é muito utilizada pelo ser humano como sendo um santo remédio contra diversas doenças. Mas afinal, por que as Abelhas produzem a Própolis? Continue lendo esse artigo e vamos te contar qual a função da Própolis na colmeia.

Na rotina agitada de uma colmeia, a saúde é uma das prioridades do grupo. Por isso, as abelhas gastam boa parte da sua energia coletando resinas na vegetação ao redor para produzir um poderoso remédio, a própolis.

Com a Própolis, as operárias vedam todas as frestas da colmeia para aproveitar o melhor de suas propriedades físicas e biológicas. A própolis isola o ambiente interno a fim de manter a temperatura ideal, impedir a entrada de vento e chuva e blindar a área contra bactérias, vírus e fungos capazes de colocar em risco a vida dos insetos.

Simplesmente incrível.

Continue Lendo Categoria: Você Sabia?

2208-2017

No dia 15/08 a Apiários Lambertucci teve o prazer de participar da 1° Lab Nutrição, realizado pelo Instituto do Bem estar- Giulliano Esperança e Horta na panela, com Cris Ribas.

NUTRIÇÃO, PARA ONDE VAMOS ?
Por mais dias assim, pessoas do bem compartilhando ponto de vista, experiências e conhecimentos.


evento-de-nutricao-
evento-de-nutricao evento-de-nutricao-4 evento-de-nutricao-3 evento-de-nutricao-2

Continue Lendo Categoria: Feiras e Eventos

1608-2017

extincao-das-abelhas-e-o-fim-da-vida-na-terra
A população de abelhas no mundo todo tem diminuído drasticamente nos últimos anos. A importância delas vai muito além da produção de mel. Na verdade, a extinção pode causar o fim da vida na terra. Continue lendo esse post e entenda o quanto elas influenciam em nossa vida.

Existe uma frase atribuída a Einstein, onde ele comentaria que se as abelhas desaparecessem, a humanidade só sobreviveria por mais quatro anos.  Isso há muito tempo atrás, mas hoje em dia, a situação piorou muito.

E por que um bichinho tão pequeno é tão importante para nós?

Tudo começa com a Polinização, esses insetos que, segundo a FAO, USP, são responsáveis por 75% de toda a produção de alimentos do mundo. E nós, infelizmente, desconhecemos isso e matamos as abelhas. Desmatamos, tirando delas locais de moradia e de alimento e usamos venenos em excesso.

Sem a polinização das abelhas na florestas, teríamos uma alteração de todo o ecossistema, de todo o clima do planeta.

Sem elas, as florestas não estariam em pé. E sem florestas não teríamos, entre outras coisas, água limpa em quantidade suficiente, um ar melhor e mais respirável para contrabalancear tanta poluição que nós geramos.

Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2017/08/03/a-extincao-das-abelhas-poderia-acabar-com-a-vida-na-terra-7444

Continue Lendo Categoria: Você Sabia?

1108-2017

o-poder-do-polen-para-os-atletasO Pólen tem inúmeros benefícios para a nossa saúde, mas você sabia que ele é um ótimo aliado para quem pratica algum esporte?

Continue lendo esse artigo para saber todos os benefícios que o Pólen promove para os atletas.

Há muito tempo as delegações russas que participam das olimpíadas vem levando a maioria das medalhas. Há anos eles vêm buscando o balanço nutritivo correto para produzir atletas cada vez mais superiores, e o Pólen tem papel fundamental nisso.

“A maioria de nossos atletas tomam suplementos alimentares de Pólen. Nossos estudos mostram que isso melhora significativamente o seu desempenho. Não houve resultados negativos desde que começamos a fornecer Pólen aos nossos atletas” disse Lananaki, treinador da equipe de atletismo finlandesa dos Jogos Olímpicos de 1972.

Inclusive, há vários casos de atletas que após ingerirem o Pólen quebraram recordes.

Na natureza há 22 aminoácidos essenciais para a saúde, e o Pólen é o único alimento que concentra todos esses aminoácidos, inclusive os conhecidos BCAA’s (Leucina, Isoleucina e Valina), e ainda é rico em carotenos (vitamina A), por isso têm sido muito utilizados por atletas e praticantes de fisiculturismo, já que ele proporciona energia extra e aumenta o rendimento. Mas além de fornecer energia, o Pólen garante mais resistência para treinar por mais tempo, e também é importante no pós-treino, ajudando os músculos a se recomporem.

O poder energizante do Pólen é muito grande, sua quantidade de nutrientes é o suficiente para melhorar a disposição ao longo do dia e aumentar o vigor. Além disso, ajuda a regular o apetite e eliminar os estados de fadiga, cansaço e enfraquecimento muscular e cerebral, regula a pressão arterial e diminui o colesterol ruim.

Onde encontrar?

A Apiários Lambertucci tem uma linha de Pólen Desidratado pronto para o consumo. Você encontra nas principais lojas e farmácias da sua cidade.

Para mais informações, clique aqui.

Continue Lendo Categoria: Saúde e Beleza

1807-2017

comunicacao-das-abelhas-atraves-dos-feromonios
A comunicação das Abelhas pode ocorrer de diferentes formas, por meio de sons, substâncias químicas, tato, danças, transferência de alimentos ou estímulos eletromagnéticos.

Um dos meios mais importantes de comunicação da Abelhas do tipo Apis mellifera é a transferência de alimento, pois, durante a transferência, ocorrem trocas de algumas secreções glandulares entre uma abelha e outra.

Esse simples gesto de troca de alimento pode informar a necessidade de néctar e água, odor e sabor da fonte de alimento, entre outras atividades. Durante esse processo, também são transferidos feromônios, que estimulam ações específicas.

A mensagem química transmitida pelos feromônios tem por objetivo estimular determinado comportamento, que pode ser de alarme, agregação, contribuição na produção de alimentos, defesa, ataque, acasalamento, etc.

Vejamos alguns exemplos de Feromônios produzidos pelas Abelhas:

Feromônios produzidos pelas operárias

Feromônio de trilha: Orienta as operárias na localização do ninho e de fontes de alimento.
Feromônio de alarme: Alerta as operárias quanto à presença de inimigo próximo à colmeia.
Feromônio de defesa: Liberado por operárias, durante a ferroada, atrai outras operárias para ferroarem o local.
Feromônio de detenção: Repele as operárias de fontes sem disponibilidade de alimento.
Feromônio da glândula de Nasonov: Liberado na entrada da colmeia, durante a enxameação e em fontes de água e alimento, ajuda na orientação e no agrupamento das abelhas.

Feromônios produzidos pela rainha

Feromônio da glândula mandibular: Atrai zangões para o acasalamento, mantém a unidade da colmeia, inibe o desenvolvimento dos ovários das operárias e a produção de outras rainhas.
Feromônio das glândulas epidermais: Atrai as operárias. Age em sinergia com o feromônio da glândula mandibular.
Feromônio de trilha: Ajuda a evitar a produção de novas rainhas.

Feromônio produzido pelo zangão

Feromônio da glândula mandibular do zangão: Atrai rainhas e outros zangões para a zona de congregação de zangões.

 

Continue Lendo Categoria: Você Sabia?

1207-2017

picada-de-abelhaAs picadas de abelha podem causar muita dor, e em alguns casos, até provocar uma reação exagerada do organismo que causa intensa dificuldade para respirar. No entanto, isto só acontece em pessoas que possuem alergia ao veneno das abelhas.

Mas você sabe se é alérgico a picada de abelhas? Listamos 4 sinais de que você é alérgico.

Os sinais e sintomas que indicam uma reação alérgica exagerada à picada da abelha são:

Aumento da vermelhidão, coceira e inchaço no local da picada;
Dificuldade para respirar e para engolir a saliva;
Inchaço do rosto, boca ou garganta;
Sensação de desmaio ou tonturas.

Caso estes sintomas sejam identificados, deve-se chamar uma ambulância ou levar a vítima para o hospital imediatadamente porque é uma situação grave que pode colocar em risco a vida.

 

Continue Lendo Categoria: Você Sabia?